(Des)Individualização (Des)concerto para Bertrand Stiegler
No mundo contemporâneo globalizado, a ideia de liberdade ganha contornos cada vez mais contraditórios. Em teoria, a liberdade é um direito democrático que incondicionalmente assiste a cada ser humano, mas na prática, o seu exercício está condicionado por inúmeros factores. A possibilidade de liberdade depende, evidentemente, do poder que assiste a quem pretender exercê-la e, como sabemos, o factor mais diferenciador da distribuição de poder nos dias de hoje é o factor económico. Num mundo onde a aceitação global das desigualdades económicas organiza sub-repticiamente hierarquias de poder cada vez mais rígidas e impositivas, o que dizer do exercício da liberdade? Partindo de propostas conceptuais dos filósofos Gilbert Simondon e Bernard Stiegler este é o texto do espectáculo (des)individuação levado a cena pelo Teatro do Frio, num exercício de confronto com estas perguntas sob a forma de música, palavras e corpos.
JOSÉ EDUARDO SILVA (Guimarães, 1975) é actor, encenador, professor e investigador pós-doutorado em artes performativas e ciências sociais e humanas. É Licenciado em Estudos Teatrais pela ESMAE – IPP e Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, precisamente com a tese que aborda neste livro. Nos últimos anos, o seu trabalho, tanto artístico como científico e académico, tem vindo progressivamente a integrar conhecimentos das diferentes áreas e a propor novas possibilidades epistemológicas.
JOSÉ EDUARDO SILVA (Guimarães, 1975) é actor, encenador, professor e investigador pós-doutorado em artes performativas e ciências sociais e humanas. É Licenciado em Estudos Teatrais pela ESMAE – IPP e Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, precisamente com a tese que aborda neste livro. Nos últimos anos, o seu trabalho, tanto artístico como científico e académico, tem vindo progressivamente a integrar conhecimentos das diferentes áreas e a propor novas possibilidades epistemológicas. Refira se, a título de exemplo, o espectáculo, “(Des)Individuação: (Des)Concerto para Bernard Stiegler” (TeCA, Março de 2016), – também editado em livro pela Apuro Edições.
Outras edições
Conheça outras edições que podem interessar
Junte-se à Apuro, uma associação que promove cultura e solidariedade
Interessado em saber mais sobre a Apuro e como pode fazer parte da nossa comunidade? Entre em contacto connosco, teremos todo o prazer em responder às suas questões e apresentar-lhe os nossos projetos e atividades.