GunAway - Words Kill(ed) Wars
Words Kill(ed) Wars é o resultado de uma pesquisa histórica, sonora e poética em torno de algumas das principais guerras do século XX em que o “ocidente” esteve envolvido. Passámos pelos temas musicais mais célebres, como a Lili Marleen, a Bella Ciao ou a Katyusha, que cedo foram abandonados por terem em si apelos às armas. Interessavam-nos sim as canções e poemas que consistiam numa denúncia aos horrores da guerra ou fossem veementes apelos de paz. Algumas das músicas foram proibidas durante décadas, outras levaram à perseguição dos seus autores.
São estas as canções, histórias e poemas que integram este projeto cantado em 8 línguas, levando-nos numa viagem que se inicia nos anos 10 e que atravessa quase todas as décadas do século XX. O tema é pesado, mas a maioria das músicas não o é, como se a festa e a alegria fossem uma discreta forma de resistência.
Um concerto/espetáculo que apela à paz e à união de todos os povos.
Direção Artística, Voz: Rui Spranger
Direção Musical: Blandino Soares
Concertina, Guitarra, Harmónica e Voz: Blandino Soares
Cajon, Cavaquinho, Ukulele e Voz: Greta Vardega
Contrabaixo: Sara Santos Ribeiro
Direção Técnica: João Ramoa
Junte-se à Apuro
Junte-se à Apuro e faça parte da nossa missão de promover a cultura e a inclusão social. Faça-se sócio ou entre em contacto connosco para saber mais sobre os nossos projetos e como pode colaborar nesta importante causa.