Romper/IrRomper
A motivação
O projeto "Romper/IrRomper" nasceu da necessidade de romper com o estigma associado à saúde mental, promovendo um diálogo aberto e inclusivo. A colaboração entre a Apuro e a Encontrar+se teve como motivação principal a humanização das questões mentais, utilizando o teatro para espelhar histórias reais e encorajar a identificação do público.
O apoio da Apuro
O projeto "Romper" foi uma iniciativa de teatro e saúde mental em parceria entre a Apuro e a Encontrar+se, que partindo de uma metodologia que combina teatro documental com histórias ficcionadas na primeira pessoa, resultou num livro, num documentário, numa conferência e num espetáculo que serviria de mote para conversas com o publico sobre a temática da Saúde Mental no final de cada sessão.
O impacto do projeto
A peça, IrROMPER, dirigida e encenada por José Eduardo Silva, coloca os protagonistas em diálogo consigo mesmos, oferecendo perspetivas menos estigmatizadoras sobre as doenças mentais e dão às pessoas que convivem com essa realidade a possibilidade de se identificarem com os protagonistas dessas histórias narradas ou representadas.